09/10/2017 às 11h46min - Atualizada em 09/10/2017 às 11h46min

Escondidinho de Pamonha com Pernil

Modo de fazer é ensinado por cozinheira de Catalão, no sudeste de Goiás. Prato une sabores tipicamente goianos.

g1.globo.com
O Jornal do Campo deste domingo (8) traz a receita de escondidinho de pamonha com pernil. A cozinheira Lunalva Oliveira, de Catalão, no sudeste de Goiás, criou essa versão do prato que é feito, tradicionalmente, com massa de batata e carne seca.
 
Lunalva conta que sempre gostou de usar o milho de diferentes formas. “Sou apaixonada pelo milho. Agora resolvi fazer o escondidinho com a base da massa da pamonha”, contou em entrevista à TV Anhanguera.
 
Confira o que é preciso para preparar o prato.
 
Ingredientes
1 kg de pernil suíno em pedaços
2 kg de massa de milho
1 cebola média picada
11 dentes de alho picados
5 colheres de sopa de óleo
5 tomares picados sem casca e sem sementes
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de azeite
Uma porção de cheiro verde
500 g de muçarela fatiada
200 g de muçarela ralada
200 g de palmito picado
200 g de azeitona
2 tabletes de caldo de galinha
 
Modo de fazer
Para começar o preparo coloque uma panela de pressão no fogo e ponha três colheres de óleo e metade do alho picado. Quando começar a fritar, coloque o pernil em pedaços e tempere com sal a gosto. Cozinhe a carne na pressão por cerca de 25 minutos. Passado o tempo, retire os pedaços de pernil e desfie toda a carne em uma travessa.
 
Coloque outra panela no fogo com duas colheres de olho e toda a cebola. Refogue até quase dourar. Em seguida, adicione três dentes de alho picados, o tomate e o pernil desfiado em fogo baixo. Acrescente à mistura palmito, azeitona e o cheiro verde. Deixe em fogo baixo enquanto prepara a massa de pamonha. Já deixe o forno elétrico ligado.
 
Use uma terceira panela para a massa de milho. Com ela no fogo, coloque a margarina, o azeite, o que sobrou do alho e a cebola. Frite a mistura até quase dourar e acrescente os dois tabletes de caldo de galinha. Em seguida, acrescente, aos poucos, a massa de milho. Mexa por cerca de 20 minutos, para deixar a massa no ponto, uma consistência firme, mas maleável.
 
Para começar a montar o prato, coloque parte da massa no fundo de uma travessa. Em seguida, coloque todo o recheio de pernil. Cubra a camada de recheio com uma ou duas camadas de muçarela fatiada. Cubra tudo com o que sobrou da massa de pamonha. Por fim, cubra tudo com a muçarela ralada.
 
Deixe o escondidinho assar no forno elétrico por cerca de 20 minutos. Retire e sirva.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »