01/11/2017 às 11h26min - Atualizada em 01/11/2017 às 11h26min

Fernanda Montenegro expõe suas crenças: 'Penso em morte todo dia'

Atriz está no ar em 'O outro lado do paraíso' como a mística Mercedes

oglobo.globo.com - Naiara Andrade
Uma aura de santidade envolve Fernanda Montenegro quando a atriz se faz Mercedes, a personagem mística de “O outro lado do paraíso”. Sensitiva, ela escuta vozes que aconselham, principalmente a Clara (Bianca Bin) e Josafá (Lima Duarte), o melhor caminho a seguir. Curandeira, cuida do corpo e da alma de quem a solicita. No entanto, na contramão de grande parte dos telespectadores da novela, sua intérprete não a considera uma mulher poderosa.
 
Mercedes é frágil, singela, ingênua. A força não vem dela, mas das vozes que falam com ela e a deixam alerta, que a impulsionam a socorrer o próximo. Se ela é médium ou esquizofrênica, eu não sei (risos). A missão de Mercedes é fazer o bem no mundo. Sua emoção é descompromissada com qualquer sofisticação ideológica. Ela é uma representante da fé do povão — define Fernanda.
 
Neste 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, segundo a tradição católica, a atriz grava cenas no Quarto de Benzer de Mercedes, repleto de imagens deles. E, para falar de sua própria fé, ela gosta de citar Santo Agostinho:
 
Ele dizia que se você duvida é porque já crê. Eu também acredito em muita coisa, embora, às vezes, duvide.
 
‘Quando eu era jovem, achava que a idade em que me encontro equivalia a mil anos’ - FERNANDA MONTENEGRO - Em entrevista sobre sua personagem em 'O outro lado do paraíso'
 
Se cabelo branco é sinônimo de sabedoria, a veterana é fonte inesgotável dela. Ainda mais agora, aos 88 anos, que pela primeira vez deixa os fios em sua cor natural, a favor de uma personagem:
 
Antes, só tinha usado peruca branca em cena. Desta vez, as madeixas são minhas mesmo. Ainda não me acostumei com elas assim, foram muitos anos pintando, né? Mas estou achando bem confortável, repousante. Vê como a velhice tem sua vantagem... Retocar a raiz toda semana era um horror!
 
Assim como o tom do cabelo, as linhas de expressão marcam no rosto a passagem dos anos. Fernanda afirma não ser adepta de plásticas ou qualquer outra reparação estética para camuflar isso.
 
Quanto mais se opera, mais fica-se deslocado de seu tempo. Minha vaidade está, em primeiro lugar, em cuidar da minha saúde, da minha alimentação. Não me privo do que quero comer, mas não encaro mais banquetes como antes, quando saía morta de fome daquelas peças enormes, de três atos ou mais. Fora isso, tomo dois banhos por dia, escovo os dentes e coloco um creminho na pele — diz.
 
Finitude é um assunto que atualmente tem rondado a artista, tanto na ficção quanto na vida pessoal. Enquanto Mercedes fez de sua casa um abrigo, estocando tudo à espera do fim do mundo, Arlette Pinheiro Esteves Torres (nome verdadeiro da diva da dramaturgia) revela uma preocupação recente com o amanhã.
 
Penso em morte todo dia. Até meus 80 anos, pensava pouco. Desde então, acordo dizendo: “Meu Deus, eu tô viva!”. E vou viver esse dia da melhor maneira. Quando eu era jovem, achava que a idade em que me encontro equivalia a mil anos. Eu me pergunto muito como ela (a morte) virá, de que maneira, onde estarei no dia em que vier. E não há nada de mórbido nisso, já que é algo inevitável — diz ela, que não cogita a aposentaria: — Não dá. O trabalho exige que você acorde e cante. A vida de um ator é estressante, mas o desafio vicia. Paz de espírito, só em outro mundo. Aqui nesta terra não há descanso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »