12/12/2017 às 14h23min - Atualizada em 12/12/2017 às 14h23min

Cindo dicas para manter a bucha da cozinha limpa

Estudo apontou que esponja de lavar louça pode conter 680 milhões de fungos e bactérias em apenas 15 dias de uso. Confira como mantê-la limpa

revistacasaejardim.globo.com - Dora Martinelli com Julyana Oliveira
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Devry Metrocamp, em Campinas, interior de São Paulo, a esponja de lavar louça acumula 680 milhões de fungos e bactérias em apenas 15 dias de uso, o que pode causar desde diarreia e febre até problemas pulmonares. Por isso, cuidar da higiene da pia e da esponja é essencial para garantir a saúde da casa. Confira cinco dicas do biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria:
 
1. Sempre seca
Após lavar a louça, enxágue bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma. Torça bem e guarde em local seco, de forma que escorra os restos de água. Nunca a deixe sobre o sabão, em recipientes que não permitem o escoamento da água ou embaixo da pia. A dica é deixá-la secar completamente sobre o escorredor de louças.
 
2. Cuidado com sabão
Nunca utilize sabão líquido ou em pedra na esponja. A dica é utilizar exclusivamente detergente. Outros produtos não apresentam características antibactericidas e podem permitir a entrada de germes na bucha.
 
3. Fique atento às novidades
O mercado já disponibiliza esponjas com tecnologia que não permitem a proliferação de bactérias. Esta inovação foi lançada pela marca EsfreBom, cuja esponja possui íons de prata em sua composição, que garantem a eliminação de 99,9% das bactérias presentes na esponja até o fim do uso.
 
4. Somente uma semana
Independente da marca ou tecnologia, a vida útil da esponja doméstica é de uma semana. Portanto, após este período ela deve ser descartada. Nunca reutilize a esponja, por exemplo, separando-a para a limpeza de um outro ambiente, como para a área de serviço ou banheiro.
 
5. Desinfetar diariamente
É indicado desinfetar as esponjas tradicionais uma vez ao dia. O Dr. Bactéria explica três meios eficazes para fazer isto:

Método 1. Lave a esponja, embrulhe em um papel toalha, coloque em um pires e leve ao microondas por cerca de um a dois minutos.

Método 2. Lave a esponja e a deixe submersa em um recipiente com água fervendo por três minutos.

Método 3. Deixe a esponja por 10 minutos em um recipiente com solução de duas colheres de sopa de água sanitária com 1 litro de água.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »