12/12/2017 às 14h28min - Atualizada em 12/12/2017 às 14h28min

Pesquisa comprova: Seu cachorro entende exatamente o que você diz

Um estudo científico provou que os cães entendem, sim, palavras e entonação

revistacasaejardim.globo.com - Julyana Oliveira
Quem tem ou já teve um cachorro, certamente, sabe que ele fala o mesmo idioma do dono. Pode parecer exagero, mas sempre que alguém pronuncia as palavras comida ou passeio, por exemplo, o animal magicamente aparece ao seu lado.
 
A novidade é que a ciência conseguiu comprovar o que todo dono de cachorro já sabia: eles são capazes de compreender o que estamos dizendo e até distinguem a entonação que usamos nas frases.
 
Para chegar a esse resultado, os cientistas da Universidade Eotvos Lorand, em Budapeste, usaram aparelhos de ressonância magnética para avaliar os estímulos cerebrais dos cães ao ouvirem elogios (como “muito bom” ou “bom garoto”) com entonação calma e palavras neutras (como “tanto faz” ou “nunca”) com entonação de elogio. As observações mostraram que a região da recompensa no cérebro dos animais só foi ativada quando os elogios foram combinados à entonação apropriada.
 
O estudo publicado na revista Science confirmou ainda que os cães respondem aos estímulos exatamente como os humanos. O lado esquerdo do cérebro responde ao vocabulário e o lado direito à entonação. A região central é ativada para combinar as duas informações e transformá-las em uma interpretação correta.
 
De acordo com o jornal The New York Times, o cão ainda pode responder alegremente se você disser algo ruim de maneira feliz. Isso acontece por conta da linguagem corporal e expressão facial. Então, se você disser “cachorro mau” em uma entonação agradável, ele pode associar isso à um elogio. Melhor evitar, né?

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »