19/12/2017 às 10h56min - Atualizada em 19/12/2017 às 10h56min

Brownie em forma de Árvore de Natal

Aprenda a fazer bolinho infividual estilo finger food. As crianças vão amar

revistamarieclaire.globo.com
Rendimento: 16 unidades
Tempo de preparo: 1 hora e 10 minutos
Dificuldade: Fácil
 
Ingredientes
Para os brownies
1 xícara de manteiga sem sal derretida e trazida à temperatura ambiente e um pouco mais para untar as formas
1 ½ xícara de açúcar granulado
1 colher de chá de extrato de baunilha
3 ovos grandes
1 xícara de farinha (ver nota do cozinheiro)
½ xícara de chocolate em pó sem açúcar
1 colher de chá de sal refinado
½ colher de chá de fermento em pó
¾ de xícara de chocolate meio amargo em gotas
16 pedaços (de 4 cm cada) de balas em forma de bengala
Granulado branco e pequenos confeitos cobertos de chocolate
 
Cobertura de buttercream tipo americana
1 xícara de açúcar de confeiteiro
Manteiga sem sal (4 colheres de sopa) em temperatura ambiente
Pitada de sal refinado
½ colher de chá de extrato de baunilha
¼ a ½ colher de sopa de leite integral
24 gotas de corante alimentar verde
1 gota de corante vermelho
 
Modo de preparo
Para os brownies
Préaqueça o forno a 180º C. Unte com manteiga o fundo e os lados de duas formas de bolo redondas de 20 cm. Corte dois círculos de 20 cm de papel manteiga e forre o fundo das fôrmas com ele.
 
Misture a manteiga, o açúcar granulado, a baunilha e os ovos em uma tigela média. Em outra tigela, misture a farinha, o chocolate em pó, o sal e o fermento. Adicione os ingredientes secos aos ingredientes úmidos e mexa até ficarem bem misturados. Acrescente as gotas de chocolate e divida a massa entre as formas untadas, alisando a parte superior. Asse, de 35 a 40 minutos, até que os brownies comecem a ganhar uma crosta em torno das bordas, as bordas tenham descolado um pouco da forma e um palito inserido no centro da forma saia limpo.
 
Deixe os brownies esfriar completamente nas formas em grades de metal por cerca de 1 hora. Corte cada círculo em 8 triângulos iguais. Use uma espátula pequena ou uma de servir torta para retirar cada triângulo da fôrma.
 
Para a cobertura de buttercream americana
Misture o açúcar de confeiteiro, a manteiga e o sal na tigela de uma batedeira equipada com uma de pá (ou em uma tigela grande, se estiver usando um mixer elétrico de mão). Bata em velocidade baixa até ficar quase todo incorporado. Adicione a baunilha, aumente a velocidade para médio-alto e misture até ficar homogêneo. Amoleça a consistência acrescentando leite a gosto. Adicione 24 gotas de corante alimentar verde e 1 gota de corante vermelho e bata em velocidade média durante 1 minuto. Reserve.
 
Para montar
Usando a ponta de uma faca pequena ou um espetinho, faça um pequeno buraco na borda inferior de cada brownie. Insira um “cabo” de bala de bengala em cada buraco, para fazer a vez do tronco da árvore.
 
Encha o saco de confeiteiro com a cobertura e corte 0,6 cm da ponta. Fazendo um movimento em ziguezague, aplique a cobertura da base até a ponta de cada árvore. Decore as árvores com o granulado branco e coloque na ponta um confeito coberto de chocolate, para representar a estrela.
 
Dica do chef: Ao medir a farinha, nós a colocamos em um copo medidor seco e retiramos o excesso. Colocar diretamente do pacote compacta a farinha, o que pode resultar em um produto final seco.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »