05/12/2017 às 13h42min - Atualizada em 03/01/2018 às 12h52min

A importância do aterramento elétrico

Certamente você já se perguntou por que alguns aparelhos elétricos possuem 3 pinos em sua tomada. A primeira vista, pode parecer algo inútil, sem função nenhuma. Mas este terceiro pino, pode salvar a vida útil do seu aparelho e da sua casa também.
 
O aterramento elétrico, ou famoso fio terra, é algo imprescindível quando falamos em segurança do lar e deve receber a devida atenção na hora da compra ou reforma da sua casa.

O aterramento é um meio de segurança simples e funcional. Basicamente, ele é responsável por aterrar uma grande quantidade de energia inesperado em seu sistema elétrico. Pode parecer inofensivo, mas se a sua casa não tiver um sistema de aterramento elétrico funcional, você pode estar correndo sérios riscos.
 
O aterro funciona como uma espécie de válvula de escape para a corrente elétrica, evitando que a mesma se espalhe pela sua rede, danificando seus equipamentos ou causando curto circuito em sua residência. E por incrível que possa parecer, estas descargas elétricas podem ser bem comuns no dia a dia. Um raio por exemplo pode ser facilmente atraído por antenas, postes, árvores ou outros materiais condutivos de energia. Vamos pegar uma tempestade como exemplo. Vamos supor que no meio de um forte temporal, o seu poste ou sua casa sejam atingidos por uma relâmpago (]o que não é raro de acontecer). Com este relâmpago, uma enorme quantidade não esperada de energia, irá percorrer toda a sua rede elétrica, atingindo inclusive todos os equipamentos que estiverem ligados à ela no momento da descarga. Essa carga elétrica é tão forte, que se a sua casa e seus aparelhos não tiverem um sistema de segurança, muito provavelmente você terá um grande problema de curto circuito, danificação dos aparelhos ou até mesmo princípio de incêndios em sua residência. Isso porque, a descarga elétrica é tão grande que em muitos casos nem o próprio cabeamento elétrico é adequado para recebê-la.

Com um aterramento elétrico, toda esta energia extra, percorrerá a sua rede elétrica e será expelido no solo, através de um metal condutor aterrado em sua residência.
 
Neste artigo, utilizamos como exemplo, um caso mais grave. Mas qualquer interferência elétrica em sua rede ou em seus equipamentos, podem causar prejuízos em sua residência: (problemas na rede elétrica pública, raios, danificações nos postes, sobrecarga em seus aparelhos elétricos e até curto circuitos caseiros). Por isso é importante a instalação correta do aterramento elétrico, assim como o uso adequado dos 3 pinos das tomadas.

A instalação é simples e não requer muito investimento. Basicamente, uma haste grande de metal é inserida no solo de sua residência, próximo à sua caixa distribuidora de energia. A partir daí, um cabeamento conecta todas as tomadas de sua casa, preparando toda a sua residência caso uma grande quantidade não esperada de energia circule em sua rede elétrica.

Este é um dispositivo de segurança essencial em qualquer residência ou área comercial. Muitas casas, por serem antigas, não possuem esse sistema instalado. Já outras, até possuem, mas as tomadas muitas vezes não forma conectadas à ela. Por isso, converse com o seu eletricista, para que ele verifique se a sua propriedade possui um aterramento elétrico instalado corretamente e funcional. É um baixo investimento que poderá trazer segurança para o seu lar e para a sua família.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »