16/01/2018 às 14h51min - Atualizada em 16/01/2018 às 14h51min

Índice de infestação do Aedes Aegypti baixou em Siqueira Campos, mas cuidados continuam

Redação - JCN
Ilustrativa
Os cuidados com o mosquito Aeds Eagypti se estendem em todas as estações do ano, e não apenas no verão. É necessária a ajuda da população para que cuide de seu quintal, tendo em vista que a Vigilância Sanitária do município realiza um grande trabalho e conta com apoio de todos os departamentos na luta contra o mosquito e nos trabalhos de prevenção e combate.

A equipe de endemias visitou residências na Alemoa buscando focos e conscientizando os moradores sobre as formas de combater o mosquito, a importância de evitar que recipientes fiquem com água parada e os principais sintomas da doença.
Segundo informações de Geane de Abreu Melo – Coordenadora de Endemias de Siqueira Campos o ano de 2017 foi produtivo no combate ao mosquito, pois foi possível fechar o ano com bons resultados inclusive com a baixa no índice de infestação do Aedes Aegypti que foi de 6% no inicio do ano para 0,98% no último ciclo.
“ Estamos realizando a pesquisa larvária do primeiro ciclo de 2018, não temos parcial, mas o inicio é mais preocupante devido ao nível de chuvas, o que favorece a proliferação do mosquito. Até o final de janeiro já teremos o resultado”, destacou Geane.
Quanto às notificações de suspeita de Dengue foram apenas onze e todas descartadas. No recebimento de uma notificação, já é realizada a busca ativa do paciente com suspeita, num raio de aproximadamente 150 metros ao redor do imóvel notificado, abrangendo nove quarteirões. “Para esta área a equipe é mobilizada para levantamento de índice e tratamento imediato. Logo após é passada bomba costal. Esta é uma alternativa de último caso, pois assim como mata o Aedes o veneno mata também outros insetos”, explicou a coordenadora.
Ainda de acordo com Geane, um dos problemas enfrentados no município se refere à quantidade de vasos de flor, que foi um dos depósitos predominantes no ano passado, ficando apenas atrás dos lixos domésticos jogados em terrenos e quintais.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »