02/08/2017 às 13h10min - Atualizada em 02/08/2017 às 13h10min

Concerto da Banda de Música da PM traz nostalgia e alegria ao palco do Guaíra com o tema Clássicos Infantis

Organizada pela 5ª Seção do Estado Maior da PM com apoio do Governo do Estado e de patrocinadores, o concerto é uma das principais atrações da programação de 163 anos da corporação e atrai grande público todos os anos

Marcia Santos
Divulgação
O Teatro Guaíra ficou lotado na noite desta terça-feira (1º/08) para a primeira apresentação da Banda de Música da PM neste mês para comemorar os 163 anos da Polícia Militar do Paraná. De crianças a idosos, todos puderam relembrar momentos marcantes da infância e da adolescência ao assistir a performance dos musicistas policiais militares e convidados com o tema Clássicos Infantis.
Organizada pela 5ª Seção do Estado Maior da PM com apoio do Governo do Estado e de patrocinadores, o concerto é uma das principais atrações da programação de 163 anos da corporação e atrai grande público todos os anos, sempre com inovações no repertório e desafios para os qualificados músicos. “Além disso, os ingressos esgotaram-se em apenas cinco dias e cada ingresso foi trocado por uma lata de leite em pó, totalizando mais de 4 mil unidades que serão entregues a instituições carentes”, disse o maestro da Banda de Música, tenente Eliel Fonseca.
A interação com o público e o dinamismo do concerto congelaram o tempo e as cerca de duas horas de apresentação pareciam ter passado somente em alguns minutos, pois o espetáculo encheu os olhos do público e trouxe euforia com os desenhos, novelas e games dos anos 1980, 1990 e 2000, revelando muitos fãs em meio a plateia. O cerimonial do evento foi conduzido pela dupla que comanda o programa esportivo Show de Bola, Kelly Pedrita e Mauro Mueller.
“É um evento pleno, um festejo dos 163 anos da Polícia Militar, que marca os 160 anos da Banda de Música, que já fez mais de 40 apresentações no Teatro Guaíra sempre com uma conotação social, cultural e histórica. O apreço da sociedade paranaense para com a Policia Militar e em especial para com a Banda de Música tem se crescido a cada ano. Acredito que este é um momento de qualificação da nossa corporação e uma oportunidade para a população conhecer essa faceta num processo de integração e interação”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.
Os 80 musicistas da PM dividiram o palco com outros artistas da sociedade e das Forças Armadas (Exército Brasileiro e Aeronáutica), alunos do Colégio da Polícia Militar (CPM) e o coral do Colégio Adventista. Alguns já possuem grande experiência como Cristiane Goular e Ednize Hennemann, que participam dos concertos há 18 e 24 anos, respectivamente, mas mesmo assim a emoção de subir ao palco é única.
“É uma sensação maravilhosa trazer alegria por meio da voz a todo o público, estamos muito felizes em participar dessa grandiosa festa”, disse Cristiane, que se apresentou junto com o marido (musicista da Banda) e o filho. “São 24 anos atuando junto com o meu marido, algumas vezes fui espectadora e até coralista, realmente é uma grande emoção estar aqui nessa festa especial”, salientou Ednize.
Os cantores Rafael Leonardo Azambuja e Thiago Breginski foram convidados a participar do evento e agradeceram o carinho dom público. “Fui convidado pelo tenente Eliel estou muito honrado em fazer parte desse momento junto com a Polícia Militar”, avaliou Rafael. “Para mim é um privilégio pois é a primeira vez que participo do evento, então é uma responsabilidade muito grande”, completou Thiago.
Jean Carlos de Araújo, administrador de empresas, veio com a esposa assistir a performance do filho que faz parte do coral do colégio Adventista. Ele elogiou a atuação da PM na arrecadação das latas de leite em pó na troca por ingressos. “É uma alegria muito grande compartilhar esse momento especial e ver nosso filho no coral. Todo o processo feito em prol da comunidade carente tem que ser valorizado, nós mesmos participamos de alguns projetos, pois o nosso país precisa muito de ajuda”, afirmou.
A euforia para o concerto foi além das paredes do Teatro Guaíra. Antes mesmo da abertura das portas centenas de pessoas se aglomeravam nas principais entradas para conseguir a melhor poltrona possível para apreciar o espetáculo. “Fui incentivado pelo meu genro a ver essa apresentação tão importante para a cidade de Curitiba e para a corporação. Aqui vai o nosso reconhecimento pelo trabalho que a PM exerce em todo o estado do Paraná trabalhando em prol da comunidade”, disse o pastor evangélico Edson Luiz da Silva.
Muitos trouxeram a família toda que é fã de desenhos animados, como o caso do gerente comercial Francisco Júnior, que trouxe os dois filhos e a esposa, todos ansiosos para assistir pela primeira vez a Banda da PM. “Fomos convidados por um amigo que atua na Polícia Militar e constatamos que foi uma apresentação magnífica e animada”, explicou.
O nervosismo no palco também era grande, afinal foram mais de dois meses de intensos ensaios e ajustes do repertório e a expectativa do público para o tema, inédito nas apresentações da Banda. “Para mim é uma grande emoção participar mais uma vez do espetáculo que comemora os 163 anos da nossa gloriosa corporação, proporcionando uma oportunidade ao público de conhecer o lado social e humano da PM”, disse a cabo Solange Jacqueline Raulino Storoz.
Durante o espetáculo a Banda de Música da PM causou nostalgia ao apresentar clássicos de desenhos animados, séries e novelas infantis que marcaram as últimas décadas e fazem parte da infância de milhares de pessoas nas últimas décadas.
O espetáculo contou com um medley de desenhos como As aventuras de Tim-Tim, Duck Tales, Jetsons, Flistones, Pica Pau, Popeye, Chapolin, Chaves, Tom & Jerry e A Pantera Cor de Rosa; Medley de programas infantis como Castelo Ra-Tim-Bum, Cocoricó, TV Colosso, Família Dinossauro e Ratinho no banho; Medley de novelas infantis como Chiquititas e Carrossel; Medley Princesas da Disney como Mérida, Rapunzel, Jasmim e Elza.
Também teve um Medley anime de desenhos japoneses como Dengeki, Sentay Changeman, Kyojuu Tokusou Juspion, Daileon, Saint Seya, Dragon Ball Z, Pokemon e Groizer X. A apresentação contou ainda com canções clássicas como a Bela e a Fera, Super Mario, Rei Leão, Balão Mágico, Trem da Alegria, Toy Story 2, Power Rangers, Piratas do Caribe e Looney Toones Theme.
Participaram da apresentação os músicos da Banda de Música da Força Aérea Brasileira Cindacta II, da Banda de Música do 20º BIB do Exército Brasileiro, da Banda de Música do CPM, o Coral Infantil do Colégio Adventista do Portão, além do ex-maestro da Banda de Música da PM, capitão da reserva remunerada Josué de Souza, do instrumentalista Roberson Zembovici Demetrio e da cantora Ana Melo Lessak.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »